Google Friend Connect

Acessos desde: 08/02/2010

sábado, 6 de novembro de 2010

Lançamento Discovery adiado para fim de 11/2010

A Nasa (agência espacial dos EUA) não tentará lançar o ônibus espacial americano Discovery rumo à ISS (Estação Espacial Internacional) antes do fim de novembro, depois de um vazamento de hidrogênio detectado na última sexta-feira, 5, no tanque externo de combustível da nave. A nave que já teve seu lançamento adiado 5 vezes será aposentada após o retorno à Terra.

O porta-voz da Nasa, Allard Beutel, diz que "o lançamento será adiado até 30 de novembro, para dar mais tempo para que o reparo seja feito". O início da missão do Discovery já tinha sido adiado cinco vezes por causa de condições meteorológicas e de problemas elétricos.

O Discovery é a nave mais antiga das três que fazem parte da frota espacial americana, junto das naves Atlantis e Endeavour. O ônibus espacial fez seu primeiro voo em 30 de agosto de 1984. A missão da tripulação de seis astronautas americanos, entre eles uma mulher, é levar o módulo de carga multifuncional Leonardo, projetado para ser anexado de forma permanente à ISS, facilitando a realização de experimentos científicos.

O Discovery também levará em seu compartimento de carga o Robonaut 2, o primeiro robô humanoide enviado ao espaço, que se converterá em hóspede permanente do complexo e ajudará os astronautas em suas tarefas. Esse será o quarto e último voo de um ônibus espacial este ano e o último do Discovery.