Google Friend Connect

Acessos desde: 08/02/2010

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

4ª rachadura em ônibus espacial Discovery

A possibilidade de um novo adiamento fica cada vez maior!



Uma quarta rachadura foi descoberta na cobertura metálica do tanque externo de combustível do ônibus espacial Discovery, depois que um vazamento de hidrogênio obrigou a Nasa (agência espacial dos EUA) a adiar para o fim de novembro o lançamento da nave, que deve partir para sua última missão na ISS (Estação Espacial Internacional) e vai ser aposentada após a volta à Terra.


A nova rachadura, de 7,5 cm, foi encontrada três dias depois da terceira, que tem um tamanho parecido. Os técnicos já haviam descoberto outras duas brechas de 23 cm cada uma nessa região da nave.


O lançamento do Discovery já foi adiado uma série de vezes. Nas três primeiras ocasiões, por problemas técnicos. Na quarta vez a justificativa foram questões meteorológicas. E a quinta vez foi o vazamento de hidrogênio.


Se os reparos não forem concluídos até 6 de dezembro, a Nasa deverá esperar até fevereiro para realizar a missão.

Buraco negro mais jovem já visto

Pesquisadores descobriram o buraco negro mais jovem já registrado, que tem apenas 30 anos, após observações com o telescópio espacial Chandra. Buracos negros são regiões do espaço em que a gravidade é tão grande que nem a luz consegue escapar de sua ação, por isso o nome. Eles são resultado da "morte" de uma estrela gigante após sua explosão.


Buraco negro mais jovem registrado - Clique na imagem para aumentar (outra página)


Esse buraco negro representa uma oportunidade única para observar o desenvolvimento desse tipo de fenômeno, segundo os responsáveis pela descoberta, que será publicada na próxima edição da revista New Astronomy.

O achado pode ajudar os cientistas a entender melhor como as estrelas gigantes explodem para dar lugar a um buraco negro e com que frequência isso ocorre na Via Láctea e em outras galáxias. O principal autor do trabalho, Daniel Patnaude, do Centro de Astrofísica de Harvard-Smithsonian, diz que "esse é o exemplo mais próximo do que pode ser a observação do nascimento de um buraco negro".

Os cientistas dizem que esse buraco negro é o que resta da explosão de uma estrela quase 20 vezes maior que o Sol, batizada de SN 1979C, inicialmente descoberta por um astrônomo amador em 1979. O buraco está na galáxia M100, a 50 milhões de anos-luz da Terra (um ano-luz equivale a uma distância de 9,46 trilhões de km).