Google Friend Connect

Acessos desde: 08/02/2010

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Carro HI-tech que atinge 1.600Km/h

Um carro capaz de viajar mais de 1.600 km por hora começa a ser construído no começo de 2011 no Reino Unido. O projeto foi finalizado no ano passado.

O diretor do projeto, Richard Noble, que já tinha o recorde mundial de velocidade em terra com outro projeto, disse que a construção do carro em grande escala começará em janeiro de 2011 e, no ano seguinte, ele fará uma tentativa com o veículo para ver se ele atinge novo recorde mundial de velocidade em terra.

O projeto faz parte de um extenso programa de educação com 25 mil escolas britânicas. O objetivo, segundo Noble, é promover a ciência e engenharia e inspirar os jovens.

O carro será feito de uma fina liga de metais de 90 cm de espessura e de rodas de 97 kg, feitas de uma liga de alumínio sólido. Essas rodas poderão ser consideradas as mais rápidas da história, segundo o estudo, chegando a 170 rotações por segundo (cerca de 10.200 rotações por minuto).

O veículo será impulsionado por um foguete Falcon e um motor de jato EJ200, que é um avião militar. O jato produz nove toneladas de pressão, enquanto o foguete produz um adicional de 12 toneladas de impulso.

A tentativa de recorde de velocidade será realizada no leito de um lago seco, o Pan Hakskeen, no norte da província do Cabo, na África do Sul.

O Bloodhound, como será chamado o carro, terá de fazer duas corridas com grande desempenho dentro de uma hora, ao longo de 1 km, para quebrar o recorde. A média das duas corridas é o recorde de velocidade.

Para a tentativa, a pista onde ele fará o teste de velocidade deverá estar totalmente limpa, livre de pedras soltas, caso contrário o contato com um simples pedregulho poderia causar uma catástrofe.

O recorde atual é mantido pelo Thrust SuperSonic Car, que atingiu 1.228 km por hora em sua tentativa de recorde em 1997. Três pessoas que trabalharam no Thrust estão trabalhando no Bloodhound: Andy Green, que vai dirigir o carro, Ron Ayres, o chefe de aerodinâmica, e Richard Noble, o diretor.