Google Friend Connect

Acessos desde: 08/02/2010

quinta-feira, 10 de março de 2011

Adobe lança ferramenta para converter Flash em HTML

Pode não ser o fim da guerra, mas certamente é uma prova de boa vontade de um dos lados da batalha. A empresa de software Adobe colocou à disposição em seu site uma ferramenta que converte arquivos Flash - vídeos e animações, por exemplo - para HTML5, possibilitando a visualização em dispositivos da Apple, como iPad e iPhone.


A impossibilidade de rodar arquivos flash nos gadgets da Apple já foi alvo de uma briga dura com a Adobe. A empresa de Steve Jobs afirma que o formato é muito pesado e pode travar as máquinas, enquanto a desenvolvedora de software acusa a marca da maçã de tentar monopolizar a criação de aplicativos.

A ferramenta, chamada Wallaby, é voltada a desenvolvedores de sites e ainda está em fase experimental, segundo comunicado da Adobe.

- O Wallaby permite que você reutilize e amplie seu conteúdo a dispositivos que não suportam Flash. Uma vez que esses arquivos são convertidos para HTML, você pode editá-los com uma ferramenta ou manualmente, se desejar.

Os usuários de iPhone e iPad, no entanto, só começarão ver os benefícios do Wallaby quando (e se) os criadores de sites fizerem a conversão dos arquivos Flash para HTML5.


Líderes de audiência como o YouTube, um dos sites de vídeos do Google, já oferecem versões das páginas em HTML. Por isso é possível acessar o conteúdo nos aparelhos da Apple.

O comunicado da Adobe informa que nem todos os recursos do Flash estarão disponíveis no formato HTML5 e afirma que o "comportamento" dos arquivos convertidos pode variar em diferentes navegadores.