Google Friend Connect

Acessos desde: 08/02/2010

sábado, 22 de janeiro de 2011

Apple "tranca" troca de bateria de iPhone 4

A Apple decidiu "trancar" o iPhone 4 para impedir que os usuários troquem a bateria do aparelho. Quando um usuário do smartphone nos Estados Unidos leva o produto a uma loja da empresa para que algum conserto seja feito, os parafusos são substituídos para que seja mais difícil abrir o aparelho.


Kyle Wiens, presidente-executivo da iFixit, uma fornecedora de componentes e de assistência técnica para aparelhos da Apple, diz que o propósito dos novos parafusos é impedir que as pessoas abram o iPhone e substituam a bateria. Ele disse ter percebido, em novembro, que os parafusos estavam sendo substituídos.

– Se você levasse seu carro para a concessionária para uma revisão e eles soldassem o capô, você não ficaria contente.

A iFixit se tornou famosa no mundo da tecnologia por executar "desmontes" de produtos da Apple, muitas vezes horas ou mesmo minutos depois de seu lançamento oficial.

De acordo com duas pessoas que conhecem a prática de perto, quando um cliente leva um iPhone 4 a uma loja da Apple nos EUA para conserto, a equipe de assistência técnica substitui os parafusos padrão Phillips com que o aparelho é produzido originalmente por parafusos do padrão Pentalobe, que exigem uma chave de fenda que não está disponível comercialmente. Os clientes não são informados da substituição, dizem essas pessoas.

Wiens disse que a iFixit, que vende kits de conserto para iPhones e outros produtos da Apple, procurou em vários lugares por uma chave de fenda Pentalobe antes de pedir que um fornecedor fizesse uma para eles.

Não está clara a escala de uso dos parafusos substitutos, mas uma das pessoas disse que a substituição havia começado no final do ano passado e agora é prática padrão nas lojas da Apple nos EUA. Os iPhones 4 vendidos no Japão já eram distribuídos com parafusos Pentalobe.