Google Friend Connect

Acessos desde: 08/02/2010

sexta-feira, 4 de março de 2011

Nasa adia volta de Discovery

A Nasa, agência espacial americana, decidiu, nesta quinta-feira, dia 3, prolongar a última missão do ônibus espacial Discovery, para dar mais tempo aos astronautas de colocar a carga da nave na ISS (Estação Espacial Internacional).


A agência espacial tinha previsto que o Discovery voltaria à Terra na próxima segunda-feira, dia 7. No entanto, com o novo programa, a nave retornará dois dias depois, na quarta-feira, dia 9.

A Nasa informou que o período extra da missão STS-133 será essencial para terminar de organizar as mais de 5 toneladas de material que o Discovery transportou por meio do Módulo Permanente Multiuso, batizado de Leonardo.

Megan McArthur, responsável pelas comunicações da nave, informou aos comandantes Steve Lindsey e Scott Kelly sobre o prolongamento da missão. Os astronautas estão enviando a carga ao veículo de transferência H-II com os braços robóticos que a ISS utiliza.

A Nasa quer deixar a estação bem abastecida antes de retirar o ônibus espacial de funcionamento, após três décadas de missões tripuladas. A aterrissagem está prevista agora para as 13h58 (horário de Brasília) da quarta-feira, no Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, nos Estados Unidos.

Essa é a 39ª e última viagem do Discovery, que, ao longo de sua história, percorreu mais de 230 milhões de quilômetros, passou 352 dias em órbita e rodeou a Terra 5.628 vezes a uma velocidade de 28 mil km/h.