Google Friend Connect

Acessos desde: 08/02/2010

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Microsoft fala da estrutura do Windows 8

A gigante da informática Microsoft revelou nesta quarta-feira, dia 5, a estrutura da próxima versão do sistema operacional Windows, o processador chamado System on a Chip (SoC), que já é usado em pranchetas eletrônicas e telefones celulares.

A nova tecnologia foi apresentada em entrevista coletiva um dia antes da inauguração da maior feira de eletrônica do mundo, a Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, nos Estados Unidos. O evento começa nesta quinta-feira, dia 6, e vai até o próximo domingo, dia 9.

O diretor-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, que em seu discurso evitou falar em um "Windows 8", indicou que a tecnologia SoC permitirá condensar a essência do sistema operacional em pequenos chips para conseguir que "o Windows esteja disponível em qualquer plataforma existente".


O software apresentado pela Microsoft ainda está em fase de desenvolvimento, e a companhia informou que trabalha no projeto com outras empresas, como AMD, Intel, Nvidia, Qualcomm, ARM e Texas Instruments.
 
Durante a apresentação da Microsoft, Ballmer não disse nada sobre o lançamento de um dispositivo para conectar televisão e internet, como a Apple TV.
 
O diretor-executivo da empresa ressaltou que a Microsoft continuará investindo "agressivamente" para melhorar e desenvolver o sistema operacional para celulares Windows Phone 7.


Ballmer confirmou ainda o sucesso da divisão de videogames da empresa em 2010, graças ao rendimento do Xbox 360 e ao lançamento do Kinect, dispositivo que controla as ações em um jogo a partir do movimento do usuário que já vendeu mais de oito milhões de unidades desde 4 de novembro.

Motorola apresenta rival do iPad

O fabricante americano de telefones celulares Motorola apresentou seu primeiro tablet multimídia, o Xoom, que usa a última versão do sistema operacional Android desenvolvido pela Google e batizado de Honeycomb (em português, favo de mel).

O chefe de Motorola Mobility, Sanjay Jha, disse, durante a abertura da CES (Consumer Electronic Show), em Las Vegas, nos Estados Unidos, que o Xoom será o primeiro aparelho do mundo a usar o Android Honeycomb, concebido apenas para equipar tablets. O aparelho estará à venda nas lojas a partir de março.

Com tela sensível ao toque, o Xoom (que se pronuncia "zum") é uma das pranchetas eletrônicas mais esperadas dos 40 a 100 modelos que podem ser apresentados nesta semana, em meio à ânsia dos fabricantes por competir com o bem-sucedido iPad da Apple, lançado em abril do ano passado.


O tablet com rede 3G - e 4G para o fim do ano - tem tela de 26 cm de diagonal e tamanho parecido ao do iPad.

Ao contrário do modelo da Apple, o lançamento da Motorola possui duas câmeras, uma na frente e outra no verso, e permite a visualização de vídeos em formato Flash, que estão proibidos nos aparelhos móveis da empresa de Steve Jobs.

Xbox 360 reconhecerá expressões faciais

A Microsoft anunciou na última quinta-feira, dia 6, que vai atualizar o sistema do Kinect, acessório do videogame Xbox 360 que permite jogar sem usar controle, para permitir que o produto reconheça até as expressões faciais do jogador. O lançamento vai permitir que os usuários conversem entre si virtualmente, por meio de avatares.

Para usar o sistema, chamado Kinect Avatar, será preciso usar a rede Xbox Live, que permite que os jogadores disputem games com outros usuários à distância e também baixem conteúdo de games e filmes. Haverá 15 espaços virtuais para que os avatares "conversem", como uma praia.

Também será possível fazer vídeos dos "personagens" conversando e publicá-los online. A Microsoft vendeu mais de 8 milhões no Kinect nos primeiros 60 dias desde o lançamento do produto. O volume supera a meta de 5 milhões traçada pela empresa e ultrapassa as vendas do dispositivo rival produzido pela Sony.