Google Friend Connect

Acessos desde: 08/02/2010

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Coreia do Sul - Internet 4G para celulares

A Coreia do Sul anunciou nesta terça-feira, dia 25, que se transformou no primeiro país do mundo a desenvolver um sistema de telefonia móvel de quarta geração (4G), cuja velocidade de transmissão é 40 vezes superior ao atual 3G.

Segundo fontes oficiais sul-coreanas, o Instituto de Pesquisa de Eletrônica e Comunicações (Etri, na sigla em inglês) conseguiu testar com sucesso fora das condições de laboratório o chamado sistema Long Term Evolution-Advanced, que poderia entrar em funcionamento em 2015.

O sistema testado permitiu ver imagens de televisão em 3D e alta definição em um veículo que se movimentava a menos de 40 km/h, além de baixar dados a uma velocidade de 600 megabits por segundo, o que permite fazer o download de um arquivo de 700 megabytes em 9,3 segundos.

A Coreia do Sul apresentou a novidade pouco antes de pôr em funcionamento em Seul, em julho, o Long Term Evolution (LTE) ou 3.9G, um sistema internacional para transmitir dados a telefones celulares que já foi adaptado em outros países, como nos Estados Unidos, e que alguns especialistas ainda não consideram 4G.

O país asiático diz que o sistema de transmissão LTE-Advanced cumpre 95% dos requisitos necessários para um sistema 4G funcional, embora tenha que esperar até abril, quando a União Internacional de Telecomunicações (ITU) criará um padrão sobre essa nova tecnologia.

O Etri já registrou 24 patentes relacionadas ao 4G sul-coreano e solicitou proteção de propriedade intelectual para 500 processos realizados durante o desenvolvimento e a pesquisa do serviço.