Google Friend Connect

Acessos desde: 08/02/2010

sábado, 14 de agosto de 2010

Astronautas saem outra vez

Os astronautas da ISS (Estação Espacial Internacional) conseguiram nesta quarta-feira, 11 de agosto, em sua segunda saída ao espaço, retirar uma peça defeituosa do sistema de refrigeração do complexo, que apresentava problemas há duas semanas. A caminhada espacial, feita pelos astronautas Doug Wheelock e Tracy Caldwell, durou depois de 7 horas e 26 minutos fora da cápsula.
Os dois astronautas já tinham tentado, no sábado 7 de agosto, sem sucesso, retirar a bomba defeituosa em uma saída ao espaço que durou oito horas, a mais longa na história da ISS. Agora, eles devem substituir a bomba em uma terceira caminhada espacial prevista para acontecer até domingo, 15 de agosto.

Sem sistemas de refrigeração e calefação, a temperatura na ISS subiria a 120ºC, quando exposta ao sol, e baixaria a -150ºC quando ficasse na sombra sideral, segundo a Nasa (agência espacial dos Estados Unidos).
Se uma segunda unidade de climatização do complexo fosse danificada, coisa que a agência espacial europeia considera improvável, os três astronautas americanos não estariam em perigo imediato: eles poderiam se refugiar junto a seus três colegas russos, que vivem em uma área da ISS que dispõe de sua própria refrigeração.

Mensagem no mundo com GPS

Um homem percorreu mais de 12 mil milhas (cerca de 22 mil quilômetros) em 30 estados dos Estados Unidos para conseguir escrever uma mensagem que pode ser vista apenas por usuários do serviço de mapas Google Earth. Em uma viagem de 30 dias, indo da costa oeste para a costa leste do país, Nick Newcomen conseguiu escrever “Read Ayn Rand”, que em português significa “leia Ayn Rand”.
 Para conseguir o feito, Newcomen primeiro identificou qual caminho deveria fazer para conseguir escrever a mensagem. Segundo ele, o motivo do feito foi porque ele é fã da filósofa Ayn Rand. “Na minha opinião, se mais pessoas lessem seus livros, o país estaria muito melhor”, afirmou.
Newcomen, diferentemente de outros artistas que usam o GPS, viajou para conseguir escrever no mapa. Ele usou um GPS Qstarz BT-Q1000X para “pintar” a mensagem. Iniciando sua viagem na cidade de Marshall, no Texas, ele ligou o aparelho apenas quando era necessário escrever. “A primeira palavra que escrevi foi ‘Rand’. Depois, viajei para o norte e escrevi ‘Read’ e finalizei com ‘Ayn’”, explica orgulhoso.

Facebook exibe dados de usuários

Uma função criada para tornar o Facebook mais amigável está sendo questionada por pesquisadores de segurança. O recurso faz com que a tela de “senha incorreta” da rede social mostre o nome completo do usuário e também uma imagem. Um hacker pode tentar centenas de e-mails na página, obtendo a confirmação de que o e-mail é válido e, ainda, uma foto e o nome do dono da conta.
“É um erro básico, bem básico”, afirmou o especialista em segurança e diretor de tecnologia da Flipside, Anderson Ramos. Segundo o especialista, o problema não é grave, mas o problema está na quantidade de informações que a rede social armazena. “Por mais básicos que sejam os erros de segurança em aplicações web que armazenam um volume gigantesco de informações, o impacto vai ser sempre imenso”, explica.
O problema, revelado inicialmente na quarta-feira (11), ainda não foi totalmente corrigido pelo Facebook. Embora em alguns casos a foto e o nome não sejam mais exibidos, o site ainda informa que apenas a senha ou o e-mail está incorreto.
Além de informar quando o e-mail está certo, o Facebook ainda corrige o endereço de e-mail caso ele tenha sido digitado incorretamente, auxiliando criminosos a encontrarem endereços válidos.

É considerada boa prática, em programação de sistemas autenticação e login, nunca informar se o erro está na senha ou no usuário. Com isso, o atacante não consegue saber qual credencial de acesso está incorreta.