Google Friend Connect

Acessos desde: 08/02/2010

sábado, 24 de julho de 2010

Vírus em placas-mãe da Dell

A Dell, uma das maiores fabricantes de computadores do mundo, confirmou que algumas placas-mãe usadas para substituir peças defeituosas em servidores rack PowerEdge vinham contaminadas com vírus em seu firmware, o software que controla a operação da placa. Especialistas já tinham criado hipóteses e alertado sobre vírus desse tipo; argentinos chegaram a criar um vírus-conceito, mas essa é a primeira notícia pública de um ataque dessa natureza e que muda a ideia da inexistência de vírus em hardware.
A Dell confirmou que algumas placas-mãe usadas para substituir peças defeituosas em alguns modelos de servidores do contém um código malicioso no firmware – o software semipersistente que gerencia a lógica da placa. O firmware em questão também é usado para a administração do servidor: em muitos casos, milhares de servidores precisam ser administrados ao mesmo tempo, e o software na placa-mãe facilita isso. Era nesse espaço que o vírus estava alojado. A ação do vírus em si é desconhecida, mas apenas servidores com Windows foram afetados.

A empresa confirmou a existência do problema no fórum público de suporte técnico. Os modelos afetados são PowerEdge R310, PowerEdge R410, PowerEdge R510 (foto) e PowerEdge T410. Apenas placas-mãe usadas para substituir computadores que tiveram defeito contém o vírus, segundo a Dell. Nenhum servidor teria sido vendido infectado. O problema apenas se manifesta em algumas configurações específicas.
A empresa não forneceu informações a respeito do comportamento da praga, mas afirmou que está entrando em contato com todos os clientes que receberam placas defeituosas.
Embora a distribuição de vírus junto com pen drives e MP3 players já tenham sido registradas algumas vezes, não há nenhum vírus sequer conhecido que atue ou infecte firmwares de placas-mãe, exceto algumas pragas feitas em laboratório para provar que isso é possível. É a primeira notícia pública de um ataque desse tipo em uma escala considerável.
Um vírus desse tipo não poderia ser removido com a formatação do disco rígido. Apenas a reprogramação do firmware seria capaz de eliminar a praga definitivamente. Felizmente, ainda trata-se de um caso isolado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que você achou disso!
Para comentar faça login na página "Login | Sign Up".
Sem verificação de palavras ou anônimos!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.