Google Friend Connect

Acessos desde: 08/02/2010

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Buraco negro mais jovem já visto

Pesquisadores descobriram o buraco negro mais jovem já registrado, que tem apenas 30 anos, após observações com o telescópio espacial Chandra. Buracos negros são regiões do espaço em que a gravidade é tão grande que nem a luz consegue escapar de sua ação, por isso o nome. Eles são resultado da "morte" de uma estrela gigante após sua explosão.


Buraco negro mais jovem registrado - Clique na imagem para aumentar (outra página)


Esse buraco negro representa uma oportunidade única para observar o desenvolvimento desse tipo de fenômeno, segundo os responsáveis pela descoberta, que será publicada na próxima edição da revista New Astronomy.

O achado pode ajudar os cientistas a entender melhor como as estrelas gigantes explodem para dar lugar a um buraco negro e com que frequência isso ocorre na Via Láctea e em outras galáxias. O principal autor do trabalho, Daniel Patnaude, do Centro de Astrofísica de Harvard-Smithsonian, diz que "esse é o exemplo mais próximo do que pode ser a observação do nascimento de um buraco negro".

Os cientistas dizem que esse buraco negro é o que resta da explosão de uma estrela quase 20 vezes maior que o Sol, batizada de SN 1979C, inicialmente descoberta por um astrônomo amador em 1979. O buraco está na galáxia M100, a 50 milhões de anos-luz da Terra (um ano-luz equivale a uma distância de 9,46 trilhões de km).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que você achou disso!
Para comentar faça login na página "Login | Sign Up".
Sem verificação de palavras ou anônimos!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.