Google Friend Connect

Acessos desde: 08/02/2010

domingo, 23 de janeiro de 2011

Japão envia foguete com suprimentos para ISS

Um foguete com suprimentos para a ISS (Estação Espacial Internacional, em tradução do inglês) foi lançado com sucesso do centro espacial de Tanegashima, no sudoeste do Japão.


Após dois dias de atraso por causa do mau tempo na região, o foguete H-2B, que carrega o transportador de carga HTV2, também chamado de Konotori 2, deixou o solo às 2h37 de domingo, em horário local (3h37 de sábado, em Brasília). As informações são da Agência Aeroespacial japonesa.

O transportador se separou do foguete alguns minutos depois do lançamento. Até a próxima sexta-feira, dia 28, ele deve chegar à estação espacial. O HTV2 transporta 5,3 toneladas de alimentos para os astronautas e outros materiais, além de 80 quilos de água potável e instrumentos para o centro científico que o Japão mantém na estação espacial.

O transportador de carga também leva sementes de tomate e pimentas para um experimento que o Japão realiza em conjunto com a Malásia, Indonésia, Tailândia e Vietnã.

Após permanecer na estação espacial, o HTV2 será carregado com resíduos da ISS e retornará à Terra, para posteriormente se desintegrar na atmosfera terrestre.

O Japão desenvolve desde 2003 um intenso programa espacial. Baseado na tecnologia de ponta do país, o programa se concentra no estudo de planetas e asteroides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que você achou disso!
Para comentar faça login na página "Login | Sign Up".
Sem verificação de palavras ou anônimos!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.