Google Friend Connect

Acessos desde: 08/02/2010

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Kinect: Conversas holográficas em tempo real

Embora as TVs 3D ainda não tenham decolado no mercado, uma nova pesquisa do Laboratório de Mídias do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos, revelou que a TV holográfica (apresentação de uma imagem em três dimensões) pode estar mais próxima do que imaginamos.


Em uma conferência sobre a tecnologia, que aconteceu nesta semana em São Francisco, nos Estados Unidos, membros do Grupo de Mídia Baseado em Objetos, chefiados pelo pesquisador Michael Bove, apresentaram um novo sistema que captura imagens, as envia pela internet para uma tela holográfica e as atualiza em uma velocidade parecida à dos filmes.

Em novembro, pesquisadores da Universidade do Arizona fizeram uma transmissão experimental por meio de um sistema de vídeo holográfico que usou 16 câmeras para capturar dados e cuja tela atualizava a imagem a cada dois segundos.

O novo sistema do MIT usa apenas um dispositivo para capturar dados – a câmera do Kinect, sistema de sensores de movimento criado pela Microsoft para o console de videogame Xbox – e atualiza as imagens à velocidade de 15 quadros por segundo. Como os pesquisadores do MIT só puseram as mãos no Kinect no final de dezembro, eles conseguiram duplicar a velocidade de atualização de sete para 15 quadros por segundo uma semana antes da conferência.

Os cientistas dizem que em breve conseguirão aumentar essa velocidade para os 24 quadros por segundo de um filme ou para os 30 quadros por segundo da TV – velocidades que criam a ilusão de movimento contínuo para o olho humano.

Bove diz que "a diferença entre hologramas e imagens em 3D (três dimensões) é muitas vezes subestimada”. Durante a exibição da versão 3D do filme Avatar, por exemplo, os espectadores que se sentam na ponta do corredor esquerdo veem a mesma imagem que os do direito.


A imagem em três dimensões pode ter profundidade, mas é filmada de um único ângulo. Já no caso da holografia é diferente. À medida que o espectador se move em torno de um holograma sua perspectiva sobre o objeto muda continuamente, como se ele fosse real.


O desafio do vídeo holográfico em tempo real é capturar os dados – no caso do Kinect, a intensidade de luz dos pixels da imagem e, para cada uma deles, a distância a partir da câmera – convertendo os dados em vários padrões.

Para deixar o sistema barato, Bove e sua equipe só usaram equipamentos à venda em lojas de eletrônicos. No protótipo, o Kinect envia os dados para um laptop comum, que os retransmite para a internet. Do outro lado, um PC equipado com três GPUs (unidades de processamento gráfico), calcula os padrões de difração das imagens.

Agora, o pesquisador e sua equipe estão desenvolvendo uma tela holográfica mais compacta, que produz imagens maiores e que deverá ser mais barata de fabricar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que você achou disso!
Para comentar faça login na página "Login | Sign Up".
Sem verificação de palavras ou anônimos!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.