Google Friend Connect

Acessos desde: 08/02/2010

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Apple não tem sucessor para Steve Jobs

A influente consultoria de investidores Institutional Shareholder Services (ISS) decidiu apoiar uma proposta de acionistas da Apple exigindo que a companhia divulgue um plano de sucessão do executivo-chefe, Steve Jobs.


No mês passado, Jobs pediu licença médica da companhia, mas não informou o motivo. O vice-presidente operacional da Apple, Tim Cook, está com o cargo de presidente interino da empresa. A consultoria diz acreditar que "os acionistas se beneficiariam com a divulgação anual de um relatório sobre os planos de sucessão da companhia".

– Um relatório do tipo permitiria que os acionistas decidam se o conselho estaria preparado e disposto a se comprometer com as demandas de um planejamento de sucessão baseado nas circunstância do momento.

Em comunicado enviado a reguladores no mês passado, a Apple afirmou que tem um "plano de sucessão abrangente", mas que a divulgação desse plano daria a seus concorrentes uma vantagem injusta, além de minar seus esforços para recrutar e manter executivos.

Essa foi a segunda vez que Jobs, de 55 anos de idade, se afasta da Apple em dois anos – em 2009, ele tirou uma licença para tratar da saúde e foi submetido a um transplante de fígado. Em 2004, o executivo travou uma batalha contra um câncer de pâncreas.

Jobs não deu uma data para o fim da licença, mas diz que Cook e outros executivos vão fazer um bom trabalho em executar os planos traçados "para 2011".

A saúde de Jobs preocupa porque ele é considerado o responsável pelas revoluções causadas pela Apple em vários mercados na última década, como a criação do iPod, que mudou drasticamente o mercado musical, do iPhone, responsável por alavancar o setor de celulares inteligentes, e, mais recentemente o tablet iPad. O problema é que o executivo não tem substituto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que você achou disso!
Para comentar faça login na página "Login | Sign Up".
Sem verificação de palavras ou anônimos!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.